COMO A PRÓPRIA EDUARDA DIZIA "MÃE TU ÉS A MINHA ESTRELA CINTILANTE"
AGORA PASSOU A SER A EDUARDINHA, A ESTRELA CINTILANTE QUE BRILHA BEM DO ALTO DOS CÉUS

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A beleza de um qualquer coração não é visível mas sentida


O Coração não se coaduna com as vaidades, com os desfiles de moda, onde a roupa, as pinturas e perfumes, mostram a beleza de um alguém que se quer apenas tornar visível. O Coração vai mais fundo com a sua beleza e coloca-nos desafios infinitos na imaginação. O desafio que nos lança é de imaginar quanta beleza ele Terá, quanto maior for o acto humano no seu dia-a-dia. Foi contigo que aprendi a ver mais beleza, querida Eduardinha. Nos meus trajectos quotidianos, com os altos e baixos, com as agruras dos encontros e desencontros, fui conhecendo e privando com vários Corações. Uns muito bons, outros nem por isso. Minha filha de Sempre, queria dizer-te que o Teu foi o mais lindo Coração que conheci. É a sua beleza que ainda me inspira, do alvor das manhãs ao lusco-fusco das noites.
Afinal, o Coração é a verdadeira beleza humana. O que se vê no exterior é apenas agradável aos olhos. O mais lindo não é visível mas é muito sentido, perceptível, profundamente vivido.
Ainda te Vivo e recordo nos bons momentos que tivemos, de Coração para Coração, não esquecendo o lindo e tão marcante Coração da Tua mãe que foi extremosa com os teus cuidados.
São esses Corações que nos dão alma, sentido, perdão, continuidade e acima de tudo muito Amor. Só esse órgão do nosso corpo permite uma entrega incondicional ao Amor, um perdão impossível por tamanha mágoa ou ofensa, uma tolerância pelas diferenças ou falhas dos outros, conseguindo mesmo corrigir a injustiça, por maior que esta seja. Também é esse Coração que nos continuas a revelar que nos faz caminhar, mesmo quando alguém nos quer impedir de avançar, quando a esperança se tornou em descrédito, quando sentimos a intolerância de tantos humanos, onde eles próprios, em muitos casos, podem ser muita coisa, menos um exemplo feliz de bons Corações...
Jamais esquecerei o Teu Coração, sempre aberto para nos provar que o Amor é o único caminho visível…

1 comentário:

Cida disse...

Boa noite Joaquim

Muito lindo e sensível o seu texto (assim como todos os demais que você escreveu - quem escreve com amor no coração, com certeza sempre escreverá bem)
Já que você falou em coração, te trago duas "prendas", que é como vocês dizem aí.
Esta, é de um sacerdote aqui do Brasil, falecido já há algum tempo: "As pessoas são pesadas demais para serem levadas nos ombros. Levo-as no coração". Autor: Dom Hélder Câmara.
A seguinte, é de uma nossa poetisa, que só começou a fazer poesias e poemas, após os 60 anos de idade: "Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas." Autora: Cora Coralina.
Sem mais, só me resta desejar tudo de bom prá você e Cristina, e que Deus os abençoe, hoje e sempre.
Abraços de sua amiga de além mar

Cid@