COMO A PRÓPRIA EDUARDA DIZIA "MÃE TU ÉS A MINHA ESTRELA CINTILANTE"
AGORA PASSOU A SER A EDUARDINHA, A ESTRELA CINTILANTE QUE BRILHA BEM DO ALTO DOS CÉUS

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O contraste da força

Chega 2009 e nada parece mudar. Parece que sim, tudo à nossa volta é uma autêntica floresta castanha, sem qualquer verde, quer na copa das árvores ou no manto do seu chão. A olhar para o alto, estás lá, Ser Maravilhoso, encantamento da minha existência.
Deus, num olhar de ternura mas invisível, debruça-se sobre cada um de nós e diz-nos: “a fé é a maior das forças do Homem”. Realmente sinto que é verdade. Não existe força tão poderosa, que nos leve tão longe, que alcance tanto. Um homem fisicamente dotado mas que não tenha fé é o fraco dos fracos.
Na ternura que ecoa nas suas palavras doces, sabendo que ele sacrificou o seu único filho, também eu lhe pergunto porquê tanta dor, por vezes desnorteada da aparente razão. Prostro-me, ergo os braços e oro: “Por haver tantos que te ofendem, que propagam o mal, que promovem a dor dos outros sem desdém, ainda é necessário que os bons dêem o seu exemplo”.
2009 anos depois do nascimento de um menino, filho de uma família importante da história da humanidade, renovo o meu entendimento. Alguém me escreveu uma frase que não esquecerei. Palavras simples e que até nem me fizeram muito sentido, quando delegadas. O certo é que elas permaneceram e foram ficando: “A Eduarda já não era deste mundo”.
Não conheço esse espaço distante, onde os bons já habitam o “castelo” de Deus. Não é preciso ninguém para o defender. Apenas o habitam os puros ou aqueles que levaram uma vida sabendo que Deus é o caminho. Sei que não é preciso ser exemplo para Deus nos acolher. Apenas sermos mortais, falíveis, mas com a exacta consciência disso.
Que neste ano novo, consigamos todos, encontrar motivações e forças. A fé é poderosa e é um caminho que nos orienta, nos ilumina, nos coloca no plano da continuidade. Muitas pessoas não conseguiram perceber que sem esse instrumento, sem a fé, somos uma ilha isolada, sem lógica, sem nexo, sem esperança.
O contraste da fé com outras forças, coloca-nos na dimensão superior, porventura a viver melhor 2009 e os seguintes anos…

Joaquim Santos

3 comentários:

Xana disse...

Olá minha linda...
Eu sei que sabes quem eu sou...
Hoje, manhã de domingo saí com a familia, e ao ler uma revista num café deparei-me com a tua foto. Como é obvio reconheci-te logo e não consegui conter as lágrimas. E foi nessa mesma revista que tive cohecimento do teu blog. Vim logo para casa e agarrei-me ao portátil, e li os textos que o Pai e a Mãe escreveram, mais uma vez não consegui conter as lágrimas.
Que saudades tenho de te ver correr naquele pátio onde está a árvore que aparece nas fotos que o papá publicou.
A ti minha linda mando-te um beijo bom, como aqueles que me davas quando te entregava aos avós ou aos papas no final do dia.
Ao Pai, à Mãe e aos Avós mando-lhes um enorme abraço, e que Deus permita que nunca sinta a dor e o vazio que lhes vai no caração.

Ass: Xana

Anónimo disse...

Caro Joaquim,
É o João, de novo, para te deixar o meu mail jbarroslima@hotmail.com e desejar TUDO DE BOM PARA VOCÊS.

Anónimo disse...

QUE O SENHOR JESUS ACOMPANHE NO TEU CAMINHO.E QUE A ESTRELA QUE BRILHOU E AINDA BRILHA EM FORMA DE ANJO EM SUAS VIDAS TE ILUMINE,TEUS PASSOS.EM CADA BRISA QUE TE TOCAR,LEMBRA-SE TE QUE E A SUA ESTRELA DISSENDO:SOU PARA TE DIZER QUE VOS AMO E CAMINHO JUNTOS DE VOS ILUMINANDO VOSSOS PASSO.QUE DEUS OS ILUMINE...........