COMO A PRÓPRIA EDUARDA DIZIA "MÃE TU ÉS A MINHA ESTRELA CINTILANTE"
AGORA PASSOU A SER A EDUARDINHA, A ESTRELA CINTILANTE QUE BRILHA BEM DO ALTO DOS CÉUS

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tarde de emoções fortes, pela Eduarda de Sempre




A homenagem... num lago de amor

As lágrimas e os aplausos misturaram-se, de forma mágica, na torrente de emoções fortes que inundou o coração de cerca de setecentas pessoas, no passado domingo, dia 16, no teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Com a sala completamente lotada, esta foi uma tarde de homenagem, de beleza e grandiosidade, e de sentimentos que podem resumir-se, todos, no amor.
A homenagem foi dedicada a Eduarda Santos, uma menina de 5 anos que tragicamente perdeu a vida, em Maio do ano passado, e a quem os pais quiseram oferecer este presente, como tributo do amor que permanecerá para sempre. Porque acreditam que, como “estrela que voou para junto de Deus”, continua presente nas suas vidas, inspiradora de cada momento, como “uma fada a tocar permanentemente o coração daqueles que com ela se relacionaram em vida”. Por isso lhe chamam a “Eduarda de Sempre”.
A beleza e a grandiosidade foram os elementos que encheram o palco, com o magnífico bailado “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, pela academia Annarella. Cerca de 150 bailarinos – crianças, jovens e adultos – transportaram os presentes a um universo de cor, movimento e graciosidade, que a todos tocou profundamente e motivou a abertura dos sorrisos e dos aplausos. Numa história que culmina na vitória do amor sobre todas as dificuldades e imprevistos, este bailado foi, sem dúvida, o enquadramento perfeito para esta tarde. A pequena Eduarda faria parte do elenco. Como recordou, emocionada, a sua professora de dança, Annarella, “a lindíssima expressão corporal da Eduarda, a sua vontade de inventar danças novas, o seu espírito de amizade contagiante, a estrela cintilante do seu sorriso – uma recordação que guardarei para sempre do seu último ensaio – estarão presentes no palco e darão a todos a força e o ânimo para darem o seu melhor”. Quem assistiu a esta grandiosa produção pôde confirmar essa verdade, no profissionalismo dos protagonistas, na beleza das coreografias e, sobretudo, no rosto cândido e feliz das suas pequenas companheiras de bailado.
O amor dos pais Cristina e Joaquim Santos pela sua filha Eduarda de Sempre foi, assim, embalado pelo sentimento comum de esperança, solidariedade e ternura que todos quiseram demonstrar. Emília Agostinho, presidente da associação “A Nossa Âncora”, para a qual reverteram os fundos do espectáculo, salientou isso mesmo: “Esta é também uma homenagem a todos os nossos filhos, que partiram cedo de mais, mas permanecerão sempre vivos no nosso coração”.
Cada um dos que nos sentámos naquela sala, entre uma lágrima de emoção e um aplauso vibrante, sentiu nesta homenagem à Eduarda, com toda a certeza, essa verdade. A vida terrena é apenas uma passagem para o Eterno. E só faz sentido se for vivida como bailado grandioso num lago de amor.

Luís Miguel Ferraz
Publicado na Edição 4673 do jornal “O Mensageiro”

2 comentários:

Anónimo disse...

O Miguel Ferraz é um grande amigo do Joaquim. Ele tem sido uma forte ajuda para a sua caminhada. Uma bela criação, este texto que descreve um espectáculo em homengem à MENINA DE SEMPRE.

joao444 disse...

sou mae de dois meninos lindos um de 5 anos e outro de 10 anos e não imagino como seria a minha vida sem eles por isso mesmo não sei o que os pais das muitas eduardas estão a sofrer mas a todos eles um forte e grande abraço de muita coragem para todos eles em especial para os pais da Eduarda Ana