COMO A PRÓPRIA EDUARDA DIZIA "MÃE TU ÉS A MINHA ESTRELA CINTILANTE"
AGORA PASSOU A SER A EDUARDINHA, A ESTRELA CINTILANTE QUE BRILHA BEM DO ALTO DOS CÉUS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sara, a menina das memórias e de uma vida ceifada


Os sonhos projectam-se para o futuro e muitas vezes materializam-se, criando histórias lindas de amor. Conheci uma história ímpar de amor, que resistiu a tudo, contra todos, numa convicção pura de que juntos venceriam. E venceram. Ambos foram protagonistas de uma história de quase 12 anos de casamento, com um filho de 5 anos chamado Guilherme, que permitiu que ficasse como uma semente.
E viviam felizes, muito unidos, numa família que transmitia paz, tranquilidade, harmonia... Até que num dia, tudo mudou. A Sara soube que estava com leucemia mieloide, uma das piores naquele tipo de doença. Misturaram-se emoções. Por um lado, o desespero e a angústia e por outro lado, uma réstea de esperança que o milagre acontecesse.
E foram quase quatro meses de luta, entre Leiria e Coimbra, entre operações e quimioterapia, entre a procura de um dador de medula e uma probabilidade de vencer a doença. Fizeram-se campanhas para encontrar dadores, contactaram-se médicos especialistas para se fazer o melhor.
Quando tudo parecia estar encaminhado para vencer a terrível leucemia, a Sara não resistiu a uma bactéria que lhe veio provocar estragos irreparáveis no seu corpo. Sofreu, desesperou, esperou, olhou para Deus e pediu um milagre, mas os seus sonhos foram mesmo cancelados, conforme é referido na canção que a Sara pediu que tocassem quando se fosse.
Afinal, a Sara esperava o milagre mas bem sabia que as suas probabilidades de sobreviver quase não existiam. Percorreu quatro meses de um sofrimento extremo, combatendo este inimigo terrível chamado leucemia. Não é justa esta vida.
Na noite de sexta-feira, dia 21 de Outubro de 2011, a Sara Venâncio, com apenas 31 anos de vida, cansada e derrotada, foi para junto de Deus. Partiu. Não resistiu a este tempo. Mas o que é isto do nosso tempo? Não sabemos ao certo por onde andamos, muito menos para onde vamos. Mas vislumbro que o lado espiritual nos transforma, dando mais vida ao nosso estado existencial.
Sara, onde já estiveres, espero que estejas bem. O tempo é apenas uma viagem que fazemos onde vamos construindo no dia-a-dia a nossa história. Queria que soubesses linda Sara que tu és vida e força. Tenho pena de não termos cumprido o que combinámos, lembras-te? Mas, talvez esteja adiado e, quem sabe um dia, não vamos os dois fazer aquele discurso que combinámos, quando ficasses boa…
Ficou a tua família dizimada com este corte umbilical, também o pequeno Guilherme e o teu marido Ricardo que tanto te ama e acompanha, chamando-te "Caracolina, Natércia e Bambini".
Talvez a vida não seja mesmo aqui. Provavelmente quem parte viverá muito mais. Em breve, talvez consiga fazer uma chamada para o Céu. Aí, falarei contigo, para combinarmos novamente e de forma definitiva o nosso discurso de vitória. Aliás, ficaste para todos como símbolo de vitória, de esperança e de que tudo pode acontecer, mesmo quando se espera o pior, como a morte. Agradeço-te pelo exemplo e pela pessoa que te revelaste, fecunda em simplicidade mas também numa forma directa e verdadeira de existir.
A tua vida foi ceifada daqui mas vives nos nossos corações, também nesse local longínquo, onde um dia chegaremos todos.
Um beijo de SEMPRE.
Teu primo, Joaquim

1 comentário:

cakamei disse...

Olá Joaquim
Quanto tempo, mas sempre nesse tempo vou de encontro ao seu blog para me alimentar de tanta sabedoria e essência, ditas em palavras sobre a tela virtual que tanto nos sensibiliza e toca. Sinto pela tua prima Sara. Confesso que trabalhar numa Enfermaria onde crianças internam e lutam a todo momento contra a morte, ou vão conviver com uma doença incurável, me faz sofrer muito, mas por um lado me enriquece frente ao verdadeiro sentido de existir e de procurar entender a vida. Neste final de ano que se aproxíma ainda é mais ardua minha vivência, mas não perco a esperança e a crença como vc de que a espiritualidade vai nos fortalecendo nos ajudando a ver que há algo além de tudo que é terreno, e que há também uma possibilidade de enxergar a vida além da nossa compreensão. Isso nos fortalece e nos ajuda a continuar nosso caminho.
Um grande abraço à vc e para Cristina e para a doce Maria e que Eduarda e a Sara onde estiverem possam também recebê-lo com muita luz Néia