COMO A PRÓPRIA EDUARDA DIZIA "MÃE TU ÉS A MINHA ESTRELA CINTILANTE"
AGORA PASSOU A SER A EDUARDINHA, A ESTRELA CINTILANTE QUE BRILHA BEM DO ALTO DOS CÉUS

terça-feira, 14 de junho de 2011

Estarás só?


O regresso só nos traz de volta quando queremos perceber e sentir o significado da palavra origens. Quando se parte deixa-se para trás as histórias, acontecimentos que nos marcaram, pessoas que cruzámos e que dividiram connosco os momentos.
Se hoje lês este pequeno texto, poderás saber se és ou não uma dessas pessoas. Poderás perceber se fazes parte deste meu mundo feito de venturas em torno das dúvidas comuns de um ser humano. Tenho certezas e incertezas, como qualquer ser vivo deste planeta. Mas terei outra sensibilidade, outra forma de compreender o mundo, o nosso mundo. Acho que este é um factor que nos distingue, definitivamente.
E se te queres esconder, envolto apenas ao teu mundo, poderás perceber, mais tarde ou mais cedo, que não és sozinho/a neste lado da vida. Mas, acordarás e poderás viver como se o fosses.
O Amor pode nunca partir mas a pessoa que amamos Sim. O que ficou atrás, na nossa história de vida, passou por nós mas nunca passará das nossas memórias. Passou no tempo mas não pela vida que fica.
A dor de tudo o que ficou para trás leva-nos a um estado de perceber que o que existiu continuará a existir em nós mas realmente não existirá mais. Tenho escrito e falado muito que para sentirmos a falta de alguém, para percebermos o que é realmente a saudade, no seu ponto máximo, só o conseguiremos sentir se amarmos alguém neste mundo. Ninguém consegue valorizar a saudade sem conhecer o que é o Amor a um filho, a um companheiro, a um amigo...
Infeliz daquele que leva uma vida a somar êxitos, dinheiro, conquistas e mais consquistas, sem por isso vivenciar o Amor. Verá, mais cedo ou mais tarde, que ficou votado ao fracasso, à pobreza e que afinal não conquistou coisa alguma. A verdadeira conquista é o Amor, a todos aqueles que queremos nos nossos caminhos. Até que o coração deixe de bater...
Joaquim Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Joaquim, Cristina
Bom poder compartilhar reflexões tão intensas sobre o verdadeiro sentido da vida. Como bem dizes Joaquim só percebemos essa intensidade quando vivemos o amor por aqueles que fazem parte de nossa história focando eu valor e entendendo o siguinificado de cada um.Ultimamente grande parte das pessoas vivem presas apenas a imagens fictícias do que deveriam ( e não como gostariam) de ser. Não se relacionam e se aprisionam num culto egoísta de si mesmos. Muitas só vão sair desse transe quando se dão conta de que perderam algo importante em sua vida, muitas vezes parte da vida delas. Querem correr atrás de um tempo que não se resgata e para piorar ainda deixam de viver o tempo presente.
Como já lhe disse a cada dia aprendo mais com o meu cotidiano e procuro viver intensamente com aqueles que amo o possível e por aqueles que de mim precisam busco oferecer o que de melhor ainda tenho: respeito, afeto e humildade. Não é fácil esse percurso, eu sei. Sofro, choro, compartilho, decepciono-me, enfim.... ainda a esperança e a fé são combustíveis que me alimentam e me dão força para continuar meu caminho. Torço sempre para que vcs continuem sendo luz na vida de muitas pessoas . Nossa vida aqui é apenas uma passagem e o que levamos na nossa bagagem será o nosso maior tesouro. Abraços e fiquem com Deus, este ser que a todo momento nos faz questionar a vida,seus desiguineos, mas que sempre nos acolhe e nos responde ao longo de nosso trajeto , algumas ( nem todas) perguntas que por mais que nos inquieta e aflinge. abraços
Néia