COMO A PRÓPRIA EDUARDA DIZIA "MÃE TU ÉS A MINHA ESTRELA CINTILANTE"
AGORA PASSOU A SER A EDUARDINHA, A ESTRELA CINTILANTE QUE BRILHA BEM DO ALTO DOS CÉUS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Será a Liberdade ou libertinagem de Abril?

Sempre duvidei dos valores absolutos de Abril. No meu entender, depois de um período com defeitos mas também com algumas virtudes do tempo histórico chamado ESTADO NOVO, muitos foram os portugueses que aproveitaram os supostos valores de 25 de Abril de 1974, invocando nos seus discursos a democracia e liberdade, mas não passaram de apenas palavras bem soletradas com pompa e circunstância... Foram e são muitos os Governantes deste País que deveriam ter sido justos nas suas decisões e nas suas atitudes que se queriam com equidade para os seus cidadãos. Mas decidiram não partilhar os seus quinhões, extraíndo do erário público bens/valores que não lhes pertenciam. Também quero frisar que vivemos num tempo de ditadura a vários níveis, camuflada pelos princípios do 25 de Abril com os seus cravos já murchos da sua essência. A genese desse 25 de Abril está colocada em causa e hoje, tal como muitos cidadãos se referem a Salazar como ditador, que dizer destes governantes que com carros topo de gama, usam e abusam sem serem exemplo, aumentando a despesa pública, arrecadando de forma arbitrária mais impostos e eliminando direitos sociais que no tempo desse vulgo ditador do ESTADO NOVO foram conquistados, ou então depois de Abril (alguns). Fico triste com tudo o que se passa em Portugal, especialmente pelas gerações mais novas que não vão poder contar com emprego certo, não poderão constituir a sua família e talvez nem poderão ter a sua casa própria. E ainda dizem que para solucionar a falta de dinheiro da Segurança Social para as reformas futuras, todos deveremos poupar dinheiro para prevenir os tempos vindouros. Pergunto, como e quando se consegue poupar com o desemprego a aumentar de forma abrupta? Não foi este o País que conheci um dia. Posso fazer alguma coisa por Ele, todos podemos. Mas, quando a classe política nos continua a dizer, de forma impiedosa, FAÇAM O QUE VOS MANDO MAS NÃO FAÇAM O QUE NÓS FAZEMOS, gastando e gastando, coloco em causa toda a solidez deste pequeno pedaço de terra no extremo sul da Europa. Portugal já não é mais um País. É uma troca profunda, dominado por uma Troika que não troca os seus interesses de recebimento de elevados juros e de ricas vidas dos seus pares e enviados especiais. Abril não é mês nenhum, 25 não é número de dia algum, se todos os dias do ano não forem de iguais oportunidades para o Povo Português. Gostaria sinceramente que todos pensassem nisto e juntos pudessemos reinvindicar que ainda é tempo de evitar um qualquer dia do futuro, em que novos capitães, de forma heróica, CONQUISTEM NOVAMENTE PORTUGAL DOS SAQUES E DAS INJUSTIÇAS.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dizer ao mundo o que és


Uma recente amiguinha do Papá, que te conheceu há pouco tempo, disse em jeito de confidência, que deveria fazer conhecer ou difundir ainda mais o que faço para dar a conhecer a linda mensagem que nos legaste. Quando a Inês me comentou que gostaria que o que faço chegue ainda a mais pessoas, confesso que fiquei algo perplexo...
Afinal, tive medo dos protagonismos que sempre quis evitar, das vaidades que nos ficam sempre tão mal ou até mesmo da presunção (conheço algumas pessoas assim e não gosto mesmo nada). Mas, reflecti sobre o teor da mensagem e sobre esse desejo puro, de alguém que te foi conhecer um pouco mais através de mim, daquilo que escrevo.
Eduarda, talvez até nem aceite esse desafio da Inês, porque quero estar no meu cantinho, assistir de forma calma e ternurenta ao teu mundo de fadas e princesas que me transmitiste. O meu sonho é o teu mundo e o meu mundo são os teus sonhos. O que sou de melhor a ti te devo e quero ser ainda mais perfeito neste mundo, indo buscar aos teus gestos, aos teus olhares, ao que falaste, a tudo o que me ensinaste, para percorrer esse caminho de ser bom.
Não conseguiria ser o que sou sem que um dia tivesses estado na minha vida. E é esse motivo que me orienta, tudo o que colhi do teu coração, que me inspira e dá força para ir espalhando neste blogue, nos livros que te dediquei ou noutras homenagens que te prestei outrora. Penso que já fiz o que devia para o mundo te conhecer, na esperança de que todos os que 'bebam' da tua mensagem consigam transformar tudo para melhor. Não sei como e também não consigo chegar mais à frente para que o alcance ainda seja maior. Até confesso que gostaria de um dia ver um filme a ti dedicado ou um dos teus livros difundidos pelo planeta, mas não passa de um sonho.
Embora escritor, o Papá não passa de um carpinteiro aprendiz das letrinhas. Falta muito para chegar à mestria das construções de frases dos muitos mestres que habitam o mundo. Mas, de uma coisa garanto. A minha escrita nasce de um dos sentimentos mais profundos desde que me conheço, de uma poderosa ligação entre Pai e Filha e entre Filha e Pai. Essa minha escrita não esconde o que se passa dentro das nossas portas e janelas, soltando-se por esse infinito e desconhecido mundo de Seres Humanos, envolto em oceanos de países. Não sei onde consigo chegar e como alcançar ainda mais pessoas para contar a importância da tua existência aqui na Terra. Não importa. Nem que seja uma única pessoa que trave conhecimento com aquilo que foste, tal como a Inês... e para mim já foi importante. Não importa tanto a quantidade mas antes a qualidade de pessoas que estão connosco.
Por isso, Inês, agradeço de coração de família.

domingo, 8 de abril de 2012

João Brilhante precisa de ajuda: dar brilho à vida de um menino


Este blogue serve para homenagem à minha filha Eduarda mas também serve de instrumento para ajudar em causas...

É muito real a forma como Elsa Brilhante, mãe do menino João Brilhante, resume o que é a vida, num simples texto que publicou no facebook, no alojamento electrónico que procura sensibilizar pessoas para ajudar na angariação de fundos que ajudem nos tratamentos que o seu filho precisa para combater a doença que padede. "É engraçado como num estalar de dedos a vida muda,e foge-nos o chão debaixo dos pés,temos de aprender a viver de uma maneira muito especial. Foi assim quando diagnosticaram uma polimicrogiria ao João, tinha ele nessa altura 2 meses. Palavra pomposa para nos dizerem que não é mais do que uma malformação cerebral, que no caso do João afectou não só a parte cognitiva como motora. Chorei de raiva,tristeza e revolta contra tudo e todos,mais tarde percebi que todo este processo de sofrimento faz parte de uma evolução enquanto mãe de um ser tão especial.", confidencia Elsa Brilhante, uma mãe que faz de tudo para resolver este problema.
Para se ter a noção do estado actual do João Brilhante que soma agora 17 meses de vida, "ainda não segura completamente a cabeça, não se senta, não agarra objectos e não fala.", relata a mãe angustiada. A progenitora do pequeno João entende que é agora que deve agir e reagir, fazendo o que pode para que mais tarde não olhe para trás e lamente o que poderia ter feito. E assume na primeira pessoa que "pedir ajuda às pessoas que conheço e aquelas que ainda não conheço, porque por um filho perde-se a vergonha e ganha-se coragem.", relata angustiada.
O João Brilhante terá de enfrentar uma realidade incontornável porque até aos "4/5 anos de idade o cérebro está em maturação,e embora exista uma malformação cerebral podemos estimulá-lo a aprender movimentos e a repeti-los.". Cuba parace ser o destino da esperança para a melhoria do João, através do Ciren, numa espectativa da sua evolução com fisioterapeutas persistentes que trabalham com os pacientes sete horas por dia.". Elsa Brilhante sonha que o filho ande com os seus próprios pés e não tenha como destino provável, se nada for feito, andar em cadeira de rodas.
Quem quiser ajudar o João Brilhante o nib é 0036 0267 99100031728 71, conta do Montepio Geral. Quem sabe a vida deste menino, com o pouco de cada um, não ganhe o tão desejado brilho do andar?