COMO A PRÓPRIA EDUARDA DIZIA "MÃE TU ÉS A MINHA ESTRELA CINTILANTE"
AGORA PASSOU A SER A EDUARDINHA, A ESTRELA CINTILANTE QUE BRILHA BEM DO ALTO DOS CÉUS

domingo, 8 de abril de 2012

João Brilhante precisa de ajuda: dar brilho à vida de um menino


Este blogue serve para homenagem à minha filha Eduarda mas também serve de instrumento para ajudar em causas...

É muito real a forma como Elsa Brilhante, mãe do menino João Brilhante, resume o que é a vida, num simples texto que publicou no facebook, no alojamento electrónico que procura sensibilizar pessoas para ajudar na angariação de fundos que ajudem nos tratamentos que o seu filho precisa para combater a doença que padede. "É engraçado como num estalar de dedos a vida muda,e foge-nos o chão debaixo dos pés,temos de aprender a viver de uma maneira muito especial. Foi assim quando diagnosticaram uma polimicrogiria ao João, tinha ele nessa altura 2 meses. Palavra pomposa para nos dizerem que não é mais do que uma malformação cerebral, que no caso do João afectou não só a parte cognitiva como motora. Chorei de raiva,tristeza e revolta contra tudo e todos,mais tarde percebi que todo este processo de sofrimento faz parte de uma evolução enquanto mãe de um ser tão especial.", confidencia Elsa Brilhante, uma mãe que faz de tudo para resolver este problema.
Para se ter a noção do estado actual do João Brilhante que soma agora 17 meses de vida, "ainda não segura completamente a cabeça, não se senta, não agarra objectos e não fala.", relata a mãe angustiada. A progenitora do pequeno João entende que é agora que deve agir e reagir, fazendo o que pode para que mais tarde não olhe para trás e lamente o que poderia ter feito. E assume na primeira pessoa que "pedir ajuda às pessoas que conheço e aquelas que ainda não conheço, porque por um filho perde-se a vergonha e ganha-se coragem.", relata angustiada.
O João Brilhante terá de enfrentar uma realidade incontornável porque até aos "4/5 anos de idade o cérebro está em maturação,e embora exista uma malformação cerebral podemos estimulá-lo a aprender movimentos e a repeti-los.". Cuba parace ser o destino da esperança para a melhoria do João, através do Ciren, numa espectativa da sua evolução com fisioterapeutas persistentes que trabalham com os pacientes sete horas por dia.". Elsa Brilhante sonha que o filho ande com os seus próprios pés e não tenha como destino provável, se nada for feito, andar em cadeira de rodas.
Quem quiser ajudar o João Brilhante o nib é 0036 0267 99100031728 71, conta do Montepio Geral. Quem sabe a vida deste menino, com o pouco de cada um, não ganhe o tão desejado brilho do andar?

Sem comentários: