COMO A PRÓPRIA EDUARDA DIZIA "MÃE TU ÉS A MINHA ESTRELA CINTILANTE"
AGORA PASSOU A SER A EDUARDINHA, A ESTRELA CINTILANTE QUE BRILHA BEM DO ALTO DOS CÉUS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

És luz...


Na escuridão não conseguimos atingir qualquer objectivo. À deriva, figuramos como invisuais, perdidos numa dimensão sem sentido.
Desde que soube que existias transmitiste luz. Tão clara, tão forte, tão esclarecedora de tudo. A tua dimensão é comparável a um archote que mesmo nos tempos onde não existia a electricidade, se traduzia em chama viva, quase como que se de comida se tratasse. Naqueles tempos idos, lá longe, sem os contadores da EDP, a chama da tocha, foi ambiente de muitos romances, de encontros entre Príncipes e Princesas, de nascimentos como milagre humano, de possibilidade de se cruzarem caminhos ou ruas sem o apavorante escuro da noite.
Sim, és luz. Na minha vida serás sempre dia. Não existe noite na tua dimensão. Percorro os meus dias, nessa chama ardente, num brilho que transcende qualquer compreensão humana. Mesmo conhecendo-te de perto por tão pouco tempo, mesmo sabendo que tanto existia a dividir, ÉS LUZ, SERÁS SEMPRE A MINHA LUZ.
Os teus raios descem sobre mim, completam-me numa noção fundadora da vida que se repete em cada instante. Provavelmente tudo estará ainda para começar. Tudo poderemos recomeçar, num ponto de partida achado por nós, de forma determinada e iluminada. Só saber que existes sinto luz, com tanta intensidade e verdade.
Um dia, num jardim, quer seja de dia ou de noite, quero sentir esses raios sobre mim. De mansinho, contemplarei a tua beleza, iremos juntos a correr junto daquele riacho, onde os peixinhos dançam ao som dos nossos passos, vindo ao de cima da água para também eles viverem a nossa luz. Sim, a nossa luz. Na verdade, sem Ti, não me sinto tão iluminado, mesmo sabendo que os teus raiosinhos me projectam cor e força. Mas contigo, verei mais longe, perceberei que existir é uma dádiva de Deus. Entenderei que por um minuto apenas que tivesses comigo neste lado da existência, vale a pena a minha existência para saber que estiveste comigo, mesmo nesse repentino mas tão significativo instante. Preciso de Ti, da tua Luz, sempre.

Joaquim Santos

17 comentários:

Eli disse...

Olá!

É bom quando descobrimos blogues repletos de amor. É muito melhor ainda quando ele é sentido da mesma forma como é partilhado.

:)

P.S. Porque este link está no meu blogue há já algum tempo.

Cida disse...

Nunca deixei de te acompanhar, mas às vezes, a emoção é tamanha, que não me sobram palavras...

Fique bem, fique na luz, fique com Jesus.

Abraço amigo

Cid@

BOINAS VERDES NO MSN disse...

Parabéns pela coragem, amigo. Estou a assistir a TVI e ao ouvi-lo encheu-me o coração de amor. Muito obrigado e um abraço amigo dos Açores

Daniela Silva disse...

Viu na TVI.

claudia. disse...

Vi a sua entrevista no Voçê na TV, e é tão bom ver como voçê fala da sua filha (: Acho a ideia de escrever livros B-R-I-L-H-A-N-T-E!
Parabéns pela sua força!

Susana disse...

Bom dia,

Estou a vê-lo no programa da TVI. E quero deixar a si e à sua esposa um abraço e os meus sentimentos pela perda da sua filha, uma menina lindissima.

Sei um pouco da sua dor (muito pequena) pois já tive 2 abortos (retido e espontaneo), não é a mesma coisa, pois perdi com poucas semanas e Eduarda já era uma pessoa. Mas o sentimento a estrela cintilante (2 no meu caso) permanecem no meu coração. SOu mãe de 2 filhos não vivos.

Um abraço

Susana Joaquim

Anónimo disse...

Não posso deixar de agradecer a mensagem de grandeza humana perante o drama que nos consegue fazer passar! Afinal, a Eduarda tornou-se uma doce estrelinha entre tantas graças ao pai que tem. Não há dúvida que foi/é uma menina muito feliz..

Anónimo disse...

acabei de o ver no programa da TVI e tocou...nao sou mãe ainda, mas nem imagino esse vazio.seja feliz e +++

filipa disse...

ola joaquim!

eu vi o hoje no voce na tv, e gostei muito das palavras que disse!

desejo-o muita forca para si e toda a sua familia!

Rosa Maria disse...

Hoje vi o senhor falar da sua filha com tanto amor que as lágrimas cairam-me pelo rosto abaixo.Um beijinho para a sua Eduarda que está no meu coração.

Valter Marques disse...

li, recentemente, um texto, onde se dizia que para se ser um herói, basta, na maior parte das vezes, ser apenas uma pessoa decente.
hoje tive essa prova. o senhor, mesmo não o conhecendo, merece-me o maior respeito. é um herói.

Anónimo disse...

muita força!! :) *

Anónimo disse...

Boa tarde,td bem?Estive a ver o Voçê na Tv.ACHEI LINDO TD O QUE DIS DO SEU ANJO,Eduarda.Tenho um irmão que perdeu tb o seu filho,único aos 14 anos de idade(Jorge Guilherme) c/ umm adoênça,genética que só foi detectada 4/5 anos(Glangliosidoce).E tb um filho (João Paulo)do meu cunhado(irmão do meu marido)num acidente de viação á porta de casa c/ 25 anos.Eu tenho um afilha de 15 anos,Joana Catarina e ñ sei cm seria "aguentar" a dôr.Td de bom p/ si e esposa.U abrço c/ afecto."E QUEM É BELO Ñ MORRE APENAS SE TRANSFORMA NOUTRA BELEZA"
Teresa Gautier(Lourosa-concelho Stª Mª da Feira)

Filha do Mar disse...

vi a "reportagem" pais orfãos hj no voce na tv e fiquei comovida, fartei-me de chorar com a sua história. vou adicionar.

FM disse...

Desconheçia este blog e somente hoje ão ver o pograma da tvi tive conheçimento do mesmo,e apesar do vosso sofrimento vçs são umas excelentes pessoas,que deus esteja com a vossa estrelinha guardando-a num lindo lgar como todas as crianças que partem antes do seu tempo e que vçs tenham toda a força e fé que mereçem pois são uns seres muito mereçedores de tal!

Fátima disse...

Olá boa noite hoje viu na tv, que me emocionou muito, feliz por saber que o seu anjinho está a ser conhecido por mais gente sei que todos os muitos que passam da sua vida e da sua mulher a vossa pequena estrelinha está a olhar para vocês, e não imagino o orgulho que deve está a sentir de vocês que a amam muito, nunca deixe de escrever da sua estrelinha pois agora quando olhar para o céu vou me lembrar que ela está lá a olhar por quem precisa.

Anónimo disse...

ola joaquim gostei muito de o ver na tvi fez-me chorar e arrepiou-me pois a 20 anos perdi um primo muito querido de acidente de carro uma optima pessoa e com curso de artes plasticas a meio sempre pintou desenhos coloridos e acontecimentos felizes e os 2 ultimos quadros feitos por ele na ultima semana de vida sao a preto cinza e azul escuro e retratam naufragios e abstratos bem assustadores-parecem um sinal como se ele soubesse algo que ia partir-quando o vi na tv ao falar da Eduarda vivi tudo outra vez.UM grande beijo imagino a sua dor a minha historia e de um primo companheiro mas como mae imagino que a sua dor seja ainda imensa-nem imagino viver sem a minha filhota de 5 anos-resta-me ter pendurado na parede da minha sala o ultimo quadro do RUBEN(o meu querido primo)e contar a nossa historia a todos que querem saber o autor e principalmente falar dele pra que nunca caia no esquecimento ao falar sinto-o tao perto de mim...força coragem e um grande beijo pras nossas estrelas teem muito em comum bjs