COMO A PRÓPRIA EDUARDA DIZIA "MÃE TU ÉS A MINHA ESTRELA CINTILANTE"
AGORA PASSOU A SER A EDUARDINHA, A ESTRELA CINTILANTE QUE BRILHA BEM DO ALTO DOS CÉUS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sara, a menina das memórias e de uma vida ceifada


Os sonhos projectam-se para o futuro e muitas vezes materializam-se, criando histórias lindas de amor. Conheci uma história ímpar de amor, que resistiu a tudo, contra todos, numa convicção pura de que juntos venceriam. E venceram. Ambos foram protagonistas de uma história de quase 12 anos de casamento, com um filho de 5 anos chamado Guilherme, que permitiu que ficasse como uma semente.
E viviam felizes, muito unidos, numa família que transmitia paz, tranquilidade, harmonia... Até que num dia, tudo mudou. A Sara soube que estava com leucemia mieloide, uma das piores naquele tipo de doença. Misturaram-se emoções. Por um lado, o desespero e a angústia e por outro lado, uma réstea de esperança que o milagre acontecesse.
E foram quase quatro meses de luta, entre Leiria e Coimbra, entre operações e quimioterapia, entre a procura de um dador de medula e uma probabilidade de vencer a doença. Fizeram-se campanhas para encontrar dadores, contactaram-se médicos especialistas para se fazer o melhor.
Quando tudo parecia estar encaminhado para vencer a terrível leucemia, a Sara não resistiu a uma bactéria que lhe veio provocar estragos irreparáveis no seu corpo. Sofreu, desesperou, esperou, olhou para Deus e pediu um milagre, mas os seus sonhos foram mesmo cancelados, conforme é referido na canção que a Sara pediu que tocassem quando se fosse.
Afinal, a Sara esperava o milagre mas bem sabia que as suas probabilidades de sobreviver quase não existiam. Percorreu quatro meses de um sofrimento extremo, combatendo este inimigo terrível chamado leucemia. Não é justa esta vida.
Na noite de sexta-feira, dia 21 de Outubro de 2011, a Sara Venâncio, com apenas 31 anos de vida, cansada e derrotada, foi para junto de Deus. Partiu. Não resistiu a este tempo. Mas o que é isto do nosso tempo? Não sabemos ao certo por onde andamos, muito menos para onde vamos. Mas vislumbro que o lado espiritual nos transforma, dando mais vida ao nosso estado existencial.
Sara, onde já estiveres, espero que estejas bem. O tempo é apenas uma viagem que fazemos onde vamos construindo no dia-a-dia a nossa história. Queria que soubesses linda Sara que tu és vida e força. Tenho pena de não termos cumprido o que combinámos, lembras-te? Mas, talvez esteja adiado e, quem sabe um dia, não vamos os dois fazer aquele discurso que combinámos, quando ficasses boa…
Ficou a tua família dizimada com este corte umbilical, também o pequeno Guilherme e o teu marido Ricardo que tanto te ama e acompanha, chamando-te "Caracolina, Natércia e Bambini".
Talvez a vida não seja mesmo aqui. Provavelmente quem parte viverá muito mais. Em breve, talvez consiga fazer uma chamada para o Céu. Aí, falarei contigo, para combinarmos novamente e de forma definitiva o nosso discurso de vitória. Aliás, ficaste para todos como símbolo de vitória, de esperança e de que tudo pode acontecer, mesmo quando se espera o pior, como a morte. Agradeço-te pelo exemplo e pela pessoa que te revelaste, fecunda em simplicidade mas também numa forma directa e verdadeira de existir.
A tua vida foi ceifada daqui mas vives nos nossos corações, também nesse local longínquo, onde um dia chegaremos todos.
Um beijo de SEMPRE.
Teu primo, Joaquim

sábado, 22 de outubro de 2011

A Sara já partiu...


A Sara já partiu. Foi, não resistiu a este tempo. Mas o que é isto do nosso tempo? Não sabemos ao certo por onde andamos, muito menos para onde vamos. Mas vislumbro que o lado espiritual nos transforma, dando mais vida ao nosso estado existencial.
Sara, onde já estiveres, espero que estejas bem. O tempo é apenas uma viagem que fazemos onde vamos construindo no dia-a-dia a nossa história. Sara, tu és vida e força. E se onde chegaste já viste um sorriso lindo da minha filha Eduarda, dá-lhe um beijinho por mim, aquele que ficou por dar.
Tenho pena de não termos cumprido o que combinámos, lembras-te? Mas, talvez esteja adiado e quem sabe um dia vamos os dois fazer aquele discurso que combinámos, quando ficasses boa…
Um beijo de SEMPRE.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A mensagem e o mensageiro


Espero por uma mensagem de Ti. Podes não seres Tu a revelar, poderás até enviar por outro Ser, outro meio… Mas, manda um sinal, uma mensagem para junto do meu coração.
Preciso do teu alento, do teu conforto. Desde que foste que fiquei incompleto e não mais me conseguirei completar. Vivo e já consigo viver melhor sem a tua realidade, embora muito me custe.
Caminho sobre a minha própria sombra, procurando nos seus lados a luz dos teus olhinhos de arco-íris. Sobre umas escadinhas da igreja, sento-me e olho para as árvores, ouvindo um pequenito passarinho. Parece que é ele que me quer transmitir algo. Serás tu, pequeno ser dos bosques, esvoaçando por tudo o que é árvore e flores? Que me trazes ao ouvido?
Talvez sejas o meu mensageiro, daquela menina que um dia também voou, voou, voou… Pudera Deus dar-me asas e voaria, tão longe mas para tão pertinho de Ti. Preciso de uma mensagem, ou de um mensageiro.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mensagem do fundador da Apple

"O nosso tempo é limitado, por isso não o percamos nas vidas dos outros. Não fiquemos encurralados em dogmas, isso é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixem que o ruído das opiniões dos outros torne a nossa voz interior inaudível. E acima de tudo, tenham a coragem para seguir o vosso coração e a vossa intuição. De alguma forma, eles sabem aquilo em que verdadeiramente nos queremos tornar. Tudo o resto é secundário. " (Steve Jobs)